terça-feira, 7 de junho de 2011

Obesidade

                                                    Obesidade

    A obesidade se caracteriza pelo aumento de peso devido ao acúmulo de gordura no organismo. É associada a um maior risco de diversas doenças e de morte. Um dos tratamentos indicados para a obesidade mórbida é a cirurgia bariátrica, que tem por objetivo reduzir a ingestão alimentar e manter a saciedade.
     Hoje em dia já sabe-se que a partir dos 3 anos, o excesso de peso torna-se definitivamente determinante da obesidade futura. Se a criança é obesa aos 6 anos de idade, ela apresenta 50% de chance de se tornar um adulto obeso. Já na adolescência, a chance é de 70 a 80%.
     Vista por muitos como uma forma preguiçosa de melhorar a estética e a saúde, a cirurgia tem contribuído para outros aspectos além do emagrecimento, como reduzir a propensão ao câncer e curar odiabetes do tipo 2 . Mas essa é uma solução que condena o paciente a mudanças permanentes no seu estilo de vida.
     O Ministério da Saúde prevê que em 2022 a taxa de sobrepeso e obesidade será igual a dos Estados Unidos, onde o problema é encarado como um risco à saúde pública.
     Hoje já se sabe que a obesidade é causada por uma complexa interação entre fatores genéticos e ambientais, sendo o meio ambiente  o fator principal de ativação ou inativação desses genes. Ou seja, você pode até ter propensão genética para desenvolver diabetes ou hipertensão, por exemplo, mas se seu estilo de vida for saudável, possivelmente pode mudar este conceito.
     Toda vez que ouvimos falar sobre a obesidade, ouvimos também que esta é uma doença crônica, inflamatória, e que está associada a diversos fatores. O que pouco se fala é que existem alguns fatores internos, ou seja, gerados pelo seu corpo, que determinam a sua fome e o controle do seu peso.
   
Ge Crüe =).

Nenhum comentário:

Postar um comentário