terça-feira, 7 de junho de 2011

obesidade

Obesidade - Balão Intragástrico

Como Funciona:

É uma técnica de combate à obesidade que consiste na introdução de um balão inflável de silicone dentro do estômago por via endoscópica, associado a uma leve sedação. Logo após a sua introdução, o balão é inflado com cerca de 500 a 700ml de soro fisiológico, corado com tintura de azul de metileno, com a finalidade de reduzir a capacidade do estômago e a ingestão de alimentos. Trata-se de um procedimento simples e é realizado ambulatorialmente. Não é necessário internação. O tempo de permanência máxima do BIB é de 6 meses (tempo de garantia do fabricante). A retirada do balão é também realizada através de endoscopia, à nivel ambulatorial e com leve sedação.
Balão Intragástrico
Mecanismos de ação:
Uma vez inflado dentro do estômago, o BIB estimula receptores do fundo gástrico que sinalizam para o sistema nervoso central (cérebro) provocando uma saciedade precoce. O espaço ocupado pelo balão gástrico também age na diminuição da capacidade do reservatório gástrico. Estes dois mecanismos de ação levam a redução do volume de alimentos ingeridos e a conseqüente diminuição do aporte calórico ocasionando a perda de peso e redução da obesidade.

Quem é candidato a colocar o Balão Intragástrico?
Pacientes obesos com IMC abaixo de 35 que não respondem a tratamento clínico por mais de três anos;
Pacientes obesos com IMC maior que 35 que não apresentam condições de serem submetidos à cirurgia de obesidade por contra-indicação médica;
ou ainda aqueles pacientes que não querem se submeter a um procedimento cirúgico embora sejam obesos mórbidos.

Como é colocado o balão?
Ao contrário dos outros procedimentos para a obesidade que são cirúrgicos, o balão é colocado através da endoscopia digestiva.
É um procedimento ambulatorial no qual o paciente recebe uma leve sedação.
É realizada uma endoscopia digestiva para acompanhar o posicionamento do balão dentro do estômago, bem como o seu preenchimento.

Balão dentro do Estômago balão intragástrico
observe o balão vazio dentro do estômago a insuflação é lenta e gradual o volume pode variar entre 400 e 700ml visão final do balão já posicionado e totalmente insuflado
O balão é preenchido com soro fisiológico misturado à um corante azul chamado azul de metileno para, no caso do seu rompimento, detectar imediatamente através da urina que terá sua cor alterada para um tom azulado.
Neste caso o balão deverá ser substituído ou retirado, independentemente do tempo em que isto vier a acontecer.

Quais os riscos de colocar o balão?
Uma boa avaliação médica, bem como de toda equipe multidisciplinar miniminizam os riscos da colocação e retirada do balão gástrico, que se equivale a um exame rotineiro de endoscopia.

Vou sentir alguma coisa depois?
É comum o paciente passar por um período de adaptação.
Nas primeiras horas após a colocação do balão gástrico, alguns pacientes apresentam náusea, vômitos e sensação de peso, que podem causar algum desconforto. Todos estes sintomas são minimizados com a prescrição medicamentosa para cada paciente e deve cessar em até 3 dias.

Então é só colocar o balão e emagrecer?
Não existe milagre para a perda de peso e sim a adesão ao tratamento escolhido para obter êxito. Na verdade o balão é como o motor de um carro. Sozinho não faz o carro andar! O automóvel só anda devido a uma engrenagem complexa que impulsiona o seu funcionamento. Haverá uma redução calórica importante na dieta nutricional, orientada para o paciente com mudanças dos hábitos alimentares. É nesta reeducação alimentar que se baseia todo o tratamento do balão intragástrico. É um processo lento, trabalhoso e de muita perseverança que necessita da colaboração e o comprometimento pleno do paciente.
Mas quanto tempo vou ficar com o balão?
A vida média do balão é de 6 meses .

E para retirar o balão?
A retirada do balão é realizada através de endoscopia onde o balão é esvaziado no interior do estômago e retirado com instrumentos especiais através do esôfago. Após, o paciente deve continuar fazendo acompanhado com a equipe multidisciplinar, psicóloga, nutricionista e endocrinologista para a manutenção do peso.

"O paciente com obesidade deve ser acompanhado por toda sua vida para que os resultados de qualquer tratamento escolhido seja satisfatório, tendo em vista que a obesidade é uma doença de caráter crônico."

A TÉCNICA DE COLOCAÇÃO DO BALÃO INTRAGÁSTRICO:

O paciente é submetido a uma sedação leve igual ao procedimento de uma endoscopia digestiva. O anestesiologista monitoriza a função cardíaca e respiratória, para seu conforto e segurança durante o procedimento da colocação do balão gástrico.

BIB
O BIB antes de ser colocado


Introduzido por via oral...


até atingir a posição ideal...


quando é insuflado...


faz-se a retirada da sonda...


e o balão fica posicionado
no fundo gástrico.

O BIB flutuando livremente no estômago
O BIB flutuando livremente no estômago

Nenhum comentário:

Postar um comentário