quarta-feira, 29 de junho de 2011

A dieta do palhaço.

Na trilha de Michael Moore, com documentários que fizeram sucesso (Tiros em Columbine e Fahrenheit 11 de setembro), está Morgan Spurlock, com Super Size Me: A Dieta do Palhaço. É certo que este documentário não deixa o público aberto para tirar as próprias conclusões, mas também, atualmente está difícil (não impossível) encontrar uma produção que o permita.

Em Super Size Me: A Dieta do Palhaço temos Morgan Spurlock, homem saudável, segundo os seus médicos. Até que um dia, ele que aos 33 anos mora com a namorada vegetariana, nos Estados Unidos, decide mudar drasticamente o seu cardápio. A mudança alimentícia é para pior, durante um mês ele toma café da manhã, almoça e janta fast-food, ou melhor, somente na rede mais conhecida de fast-food, o McDonald´s.

Ele usou o documentário como uma arma ideológica? De fato é algo um tanto que questionável, mas que dá o seu recado sem medo de represálias, isto é fato.

Spurlock comprova o quanto é prejudicial à saúde alimentar-se em fast-foods. Outro ponto levantado por ele é o problema da diabete, o segundo mal que mais mata os norte-americanas, sendo que o primeiro é o cigarro. Para ilustrar tudo isso ele usa imagens de pessoas obesas, em praias, nas ruas e em encontros que tentam conscientizá-los ao emagrecimento, os quais muitos ainda são adolescentes.

Durante os trinta dias, a cobaia passa por mais bocados e chega até a ficar viciado em fast-food. Seu fígado chega a ficar em estado crítico, ou seja, em decomposição, mas mesmo assim, Spurlock não desiste e chega ao trigésimo dia da experiência com um saldo gritante de açúcar no organismo, assim como

onze quilos a mais, hipertenso, triglicerídeos altos, crises de abstinência, tremores, dores de cabeça e até indisposição sexual.

Entre os alertas de Spurlock estão o sedentarismo e o aumento do colesterol. No entanto, um dos mais impressionantes é o impacto do McDonald´s sobre as crianças, seja na forma das publicidades, brindes e a instalação de áreas playground nas lojas. Com tantos alertas, Super Size Me: A Dieta do Palhaço, torna-se um documentário totalmente indicado para adolescentes, adultos e idosos.

O diferencial deste documentário é que a "cobaia" trata de todo o assunto sem perder o humor. Conclusão: com tom de brincadeira, o documentário foi tão indigesto para o McDonald´s que a saída da rede de fast-food foi alterar o seu cardápio com itens saudáveis como saladas e água de coco. Apesar de ideológico, este é um alerta mundial, ao todos, sem acepção de idade, credo ou raça.

3 comentários:

  1. Esta é uma boa maneira de se levar a saúde às pessoas. Assim elas comem coisas saudáveis e de boa aparência, através da atração pela mídia.
    Há.
    Ge Crüe =D.

    ResponderExcluir