terça-feira, 7 de junho de 2011

Hipervitaminose

Hipervitaminose, ou envenenamento por vitamina, refere-se à condição de armazenamento de altos níveis de vitaminas, que podem levar a sintomas tóxicos. Os nomes médicos das diferentes condições são derivados da vitamina envolvida: um excesso de vitamina A, por exemplo, é chamado de "hipervitaminose A".
Alta dosagem de vitamina A; alta dosagem, liberação lenta de vitamina B3; e dosagem muito alta de vitamina B6 isolada (isto é, sem o complexo de vitamina B) são algumas vezes associadas com efeitos colaterais de vitamina, que normalmente rapidamente cessam com a redução ou interrupção do suprimento. Por outro lado, certas vitaminas não produzem toxicidade em níveis excessivos. A vitamina C tem sido utilizadas em dosagens acima de 100.000 mg no tratamento de doenças graves — mais de 1000 vezes acima da dose diária recomendada — sem efeitos tóxicos. Porém, a vitamina C tem em forte efeito laxativo, tipicamente quando a dosagem de vitamina C está na faixa de 5-20 gramas por dia para uma pessoa com "boa saúde".[1]
Altas doses de suplementos minerais podem também causar efeitos colaterais e intoxicação. Envenenamento por suplementos minerais ocorre ocasionalmente devido ao excesso e incomum dosagem de suplementos que contenham ferro, incluindo algumas multivitaminas, mas isto não é comum.
As recomendações para doses diárias do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América define um "nível de tolerância máxima" para a maior parte de vitaminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário