terça-feira, 7 de junho de 2011

flagelados

Os flagelados são microorganismos unicelulares que se movimentam através do batimento de flagelos, em latim "Flagellata" que em português significa aqueles que possuem flagelo. São conhecidos também por mastigóforos por pertencerem à Classe Mastigophora do Filo Plasmodroma que por sua vez está incluído no Reino Protista.
  • Locomoção:
    • A locomoção desses protozoários ocorre por batimento de um ou mais flagelos, relativamente compridos e com forma de chicote. Os flagelos também ajudam na captura de alimento e na recepção de estímulos ambientais; alguns flagelados também podem apresentar pseudópodes.
  • Nutrição:
  • Forma:
    • As células dos flagelados geralmente têm a forma oval, alongada ou esférica, apresentando um único tipo de núcleo envolvido por uma película rígida chamada carioteca o que os habilita a serem classificados como seres eucarintes.
  • Reprodução:
    • Os flagelados se reproduzem normalmente por bipartição divisão binária longitudinal; algumas espécies apresentam reprodução sexual através de singamia ou seja, a fusão de dois gâmetas produzidos por meiose.
  • Ecologia:
    • A grande maioria desses protozoários flagelados são de vida livre e não parasitam ninguém, geralmente são saprófitas e fazem a decomposição de matéria orgânica morta, restos de plantas e animais que morreram e fezes de animais que são depositadas no ambiente e assim esses protozoários contribuem de forma muito eficiente com a limpeza do meio ambiente onde vivem. No entanto existem também alguns poucos flagelados que são parasitas responsáveis por algumas doenças graves como a doença do sono e a doença de Chagas causadas por Tripanossomas da Ordem Protomonadida e a giardíase, causada pela espécie Giardia lamblia um flagelado da Ordem Diplomonadida. Por vezes, as condições imunológicas fornecidas pelo hospedeiro não permitem que esses protozoários se espalhem pelo sangue do corpo todo então, para se protegerem das defesas imunológicas do organismo do hospedeiro esses protozoários formam cistos deveras dolorosos nos tecidos vivos desses animais que estejam parasitando.
  • Evolução:
    • Na história da evolução da vida, os flagelados foram as primeiras células a apresentarem núcleo organizado envolvido por carioteca. No decorrer da evolução essas células isoladas primeiro se reuniram para formar as primeiras colônias e depois disso nessas colônias passaram a se especializar em determinadas funções orgânicas e por conseguinte nessas colônias primitivas foram originados os primeiros tecidos vivos dos primeiros seres pluricelulares portanto direta ou indiretamente somos descendentes deles. O mais impressionante é que até hoje em dia até mesmo nós os humanos continuamos a utilizar flagelos pois os nossos espermatozóides continuam sendo células flageladas que fazem natação na vagina, no útero e nas trompas de Falópio afins de localizar e fecundar os óvulos que permanecem imóveis, portanto o uso de flagelos continua sendo de fundamental importância para a locomoção dos gametas masculinos, tanto na locomoção dos gametas anterozóides que aparecem em alguns vegetais quanto na locomoção dos espermatozóides dos animais que são células flageladas e muito eficientes no processo da fecundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário