terça-feira, 30 de agosto de 2011

Difusão Passiva , Transporte ativo , Difusão facilitada .

Difusão Passiva:

Muitas substâncias penetram nas células ou delas saem por difusão passiva, isto é, como a distribuição do soluto tende a ser uniforme em todos os pontos do solvente, o soluto penetra na célula quando sua concentração é menor no interior celular do que no meio externo, e sai da célula no caso contrário. Neste processo não há consumo de energia.

Transporte Ativo:

Neste caso há consumo de energia e a substância pode ser transportada de um local de baixa concentração para um outro de alta concentração. O soluto na difusão ativa pode ser transportado contra um gradiente. O transporte ativo é bloqueado pelos inibidores da respiração como o dinitrofenol, cianetos, azida, e iodoacetato, inibidores da síntese de ATP.

Difusão Facilitada:

Numerosas substâncias atravessam a membrana de certas células a favor de um gradiente, porém o fazem independentemente de gasto energético e em velocidade maior do que seria de esperar se fosse uma difusão passiva. Este tipo de transporte é chamado difusão facilitada e sua velocidade não é proporcional à concentração de soluto, exceto em concentrações muito baixas.


Os componentes hidrofóbicos, solúveis nos lipídios, atravessam facilmente a membrana plasmatica, por ser esta constituída de uma bicamada lipídica , como é o caso dos ácidos graxos, hormônios esteróides e anestésicos.
As substâncias hidrófilas, insolúveis nos lipídios, penetram nas células com mais dificuldade, dependendo do tamanho da molécula e também de suas características químicas.
A configuração molecular poderá permitir que a substância seja transportada por intermédio de um dos mecanismos especiais desenvolvidos durante a evolução, como o transporte ativo e a difusão
Fonte(s):
www.monografiasbrasil.com

5 comentários:

  1. Muito boa essa explicação, adorei, me ajudou num resumo que estou fazendo...
    http://sou-de-jesus.blogspot.com meu blog, caso queira entrar...
    Obg

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, vai me ajudar a estudar para o meu teste.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a explicação. Consegui fazer meu trabalho.

    ResponderExcluir